GeoNotícias

Mercado em ascensão

Você sabia que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), existem no Brasil, mais de 40 mil drones registrados? Dados coletados até março deste ano. Com tantas possibilidades de aplicação, os veículos não tripuláveis movimentam a economia mundial. O mercado global está avaliado em 127 bilhões de dólares ao ano, de acordo a consultoria PwC.

Profissionais em alta

No mesmo relatório da PwC, as oportunidades de trabalho são gigantes e o especialista em drones ganha espaço. Mas não é somente saber pilotar as pequenas aeronaves. O mercado exige que o profissional saiba processar imagens e os dados gerados. Segundo a ANAC, em torno de 12 mil pessoas trabalham nesse segmento no Brasil e, até 2020, a expectativa é de geração de 8 mil vagas.

Infraestrutura

O segmento que promete ter mais demanda é o de infraestrutura, que representa 41% do mercado global, segundo a PwC. “Inspeções de fachadas de prédios, estradas e ferrovias estão entre as atividades”, diz Emerson Granemann, CEO da MundoGEO e idealizador da feira DroneShow.

Notre Dame

O incêndio na Catedral de Notre Dame que ocorreu na segunda-feira, dia 15 de abril, em Paris, chocou o mundo, e um vídeo divulgado pelo jornal britânico The Guardian com imagens feitas por drone mostra a extensão dos danos causados. Vários drones da chinesa DJI, modelos Mavic Pro e Matrix M210 , foram usados. Por serem equipados com câmaras térmicas, puderam identificar áreas onde o fogo se espalhava.

*Esta coluna é produzida por Luciana Carneiro Leão e equipe. Envie suas sugestões para info@geosensori.com.br

O que você achou desse post?