A importância da Terraplanagem

A terraplanagem é, literalmente, a base de qualquer obra. Todo projeto estrutural na engenharia civil é erguido sobre o solo.  E é justamente da preparação desse espaço para receber a obra, que trata a terraplanagem.

O processo possui várias utilidades. Uma delas é o nivelamento da área, que irá receber uma obra e precisa de um terreno regular, como quadras poliesportivas ou pavimentações de ruas e rodovias.

A movimentação de terra contempla basicamente o corte e aterro, onde o corte é a retirada de material (terra), e o aterro é o acréscimo de material ao solo existente. Em geral, é necessário a utilização de compactadores para serem extraídos os vazios do terreno e dar uma maior resistência, garantindo a estabilidade da obra.

Nas obras de grande porte, os rolos compactadores são utilizados para essa tarefa, já que os mesmos conseguem cobrir rapidamente uma grande área com um potencial de compactação elevada.


Rolos compactadores são utilizados para conceder mais estabilidade
ao terreno/Foto: Divulgação

A terraplanagem em grandes obras é um serviço com custo elevado, e geralmente necessita do trabalho coordenado de equipamentos pesados. Um dos principais segredos para economizar nessa fase da obra é garantir um bom equilíbrio entre corte e aterro, reduzindo assim a movimentação total de terra, e a necessidade de se trazer insumos de fora do canteiro de obras.

Para isso é fundamental contar com um topógrafo, ou com equipamentos digitais de controle de grade, durante a execução da obra. No entanto, de nada adianta uma boa execução se o projeto não tiver sido bem otimizado no início do planejamento.

Os softwares de engenharia no mercado já permitem calcular esse equilíbrio com bastante eficácia e precisão, portanto, se o engenheiro dispõe de uma levantamento topográfico digital e sem erros, chegar nesse equilíbrio deve ser uma tarefa fácil. Se você não acredita que seu levantamento é isento de erros, confira como a Geosensori pode auxiliar seu projeto clicando aqui https://www.geosensori.com.br/#services


Softwares de engenharia no mercado já permitem calcular esse equilíbrio

A terraplanagem pode ser responsável por até um quinto do custo total de sua obra. A utilização de dados precisos e confiáveis pode evitar maiores desperdícios, proporcionando agilidade à obra. Pense nisso na hora de contratar o levantamento topográfico da sua próxima obra.

Um comentário em “A importância da Terraplanagem

  1. Sebastião Braz Responder

    Gostei do post
    Como se pode avaliar os efeitos da compactação do solo em construções próximas.
    Existe alguma metodologias? Obrigado

O que você achou desse post?