GeoNotícias

Muitas novidades durante a Drone Show em São Paulo. A equipe do Geosensori separou algumas inovações que podem dar impulso a alguns setores da economia.

Agronegócio –  A XMobots trouxe uma inovação que promete o uso da tecnologia no setor sucroenergético. Denominado “Soluções CANA”, o lançamento é um conjunto de recursos, tanto em software quanto em hardware, desenvolvido para atender demandas específicas do mapeamento da cana-de-açúcar. Atualmente o setor sucroenergético é o maior mercado consumidor de drones profissionais do Brasil.

Internet das Coisas I – O governo federal publicou recentemente o Plano Nacional de Internet das Coisas, preparado nos últimos três anos por uma equipe liderada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) e do BNDES. O Decreto traz uma série de objetivos para o fomento a esse tipo de tecnologia no país, aponta áreas prioritárias e cria um órgão consultivo formado por diversos ministérios para avaliar a sua implementação e recomendar ações.

Internet das Coisas II – O termo “Internet das Coisas” (IdC, ou IoT na sigla em inglês) vem sendo adotado nos últimos anos para designar um ecossistema em que não apenas pessoas estão conectadas por meios de seus computadores e celulares, mas também dispositivos estão interligados entre si, com usuários e com sistemas complexos de coleta, processamento de dados e aplicações de diversos tipos.

Internet das Coisas III – O ecossistema da IoT envolve diferentes agentes e processos. Um exemplo é o uso de sensores em tratores que medem a situação do solo e enviam dados para sistemas responsáveis por processar essas informações e fazer sugestões das melhores áreas ou momentos para o plantio. Outro exemplo é a adoção de dispositivos em casa, como termômetros, reguladores de consumo de energia ou gestores de eletrodomésticos, que permitem ao morador da residência controlar esses dispositivos à distância.

*Com informações da Drone Show

*Foto do destaque é da Associação Brasileira de Drones

O que você achou desse post?