O que vem a ser recalque nas fundações?

Comparativo entre os recalques nas estruturas feitos antigamente e os mais comumente utilizados atualmente
A movimentação da estrutura de um prédio pode ser causada pelo rebaixamento do solo

Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. Mas o que vem a ser esse fenômeno? Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre  um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.

Apesar de haver recalque nas fundações de praticamente todas as construções, ele só virá a afetar a estrutura do prédio quando a intensidade do afundamento for maior que o limite previsto no projeto estrutural. Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e recalque diferencial. 

As espécies de recalque

O uniforme acontece quando todos os pontos da fundação apresentam o mesmo grau de recalque e toda a obra desce como um corpo rígido, mantendo a estabilidade horizontal e vertical. A estrutura não sofre nenhum dano, mas podem ocorrer problemas nas ligações com a via pública (entrada de água, esgoto, cabos enterrados, acesso de veículos, entre outros). Um exemplo desse tipo de recalque é a Catedral Metropolitana do México onde ocorre todos os anos o processo de consolidação do solo, em ao menos, sete centímetros de forma uniforme. 

Imagem da área em frente à fachada da Catedral Metropolitana da Cidade do México
Catedral Metropolitana da Cidade do México

Curiosidade: A Cidade do México sofre um adensamento do solo devido a excessiva extração de água dos aquíferos por conta da superpopulação. Ao longo do último século a Catedral foi sofrendo danos estruturais que chegaram a inclinar suas torres. Entre 1993 e 1998 o prédio passou por uma grande reforma estrutural visando estabelecer uma base sólida para igreja. Esses esforços não interromperam o afundamento do complexo, mas corrigiram a inclinação das torres e garantiram que a Catedral passe a afundar uniformemente.

Imagem da representação de um edifício, em linhas em traços, em seu estágio antes do recalque
As linhas em traços representam o “edifício’’ em seu estágio antes do recalque.

O diferencial tem como principal característica, a diferença de nível.  Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra. Vale lembrar que nem todas as rachaduras e fissuras provêm de recalque. .

Imagens apresentam características dos recalques, seus diferenciais e, em grande escala, rachaduras e trincas
Característica de recalques especialmente os diferenciais e, em grande escala, rachaduras e trincas

O recalque diferencial pode ainda ser dividido em dois subgrupos: corpo rígido e distorção angular

Torre de Pisa na Itália
Exemplo clássico no quesito de ‘’estruturas rígidas’’, temos a Torre de Pisa localizada na Itália

Recalque de corpo rígido,  acontece quando todos  possuem um valor constante de distorção angular (rotação de toda a obra como se fosse um bloco único). São características de estruturas muito rígidas. Dependendo da magnitude dos recalques, a estrutura pode não sofrer dano, mas fica comprometido o aspecto estético e dependendo da inclinação compromete as tubulações, prumo das paredes, elevador, entre outros.

Em contrapartida, temos o recalque por distorção angular quando a edificação afunda de forma desigual, ou seja, quando os recalques são diferentes um do outro ocorre a deformação da estrutura. Confira na imagem abaixo:

Quadro explicativo dos danos associados a cada tipo de recalque, dependendo da não uniformidade e distorção
Quadro explicativo dos danos associados aos recalques, dependendo da não uniformidade e distorção

Atenção especial ao solo

Em linhas gerais, em todo projeto de edificação, para que se possa evitar falhas e danos como os recalque nas fundações, o solo merece uma atenção especial, pois ele é quem absorverá as cargas da estrutura.

Para entender mais, confira nossos artigos sobre os tipos de solo, bem como acerca da preparação do solo numa obra.

Apesar da existência de recalques admissíveis, um erro de projeto em relação ao solo, pode causar recalques exagerados que podem culminar no comprometimento da edificação, ou pior, em sua ruína. Por esse motivo, um estudo detalhado do solo antes da construção é imprescindível para evitar tais prejuízos. Afinal, esse é o princípio de todo planejamento.

Leia Mais

2 comentários em “O que vem a ser recalque nas fundações?

  1. Pingback:A preparação do solo numa obra » GeoSensori

  2. Pingback:Tipos de solo e suas aplicações na construção civil » GeoSensori

O que você achou desse post?