A preparação do solo numa obra

O conhecimento do solo é essencial nas etapas iniciais de qualquer projeto, afinal, quase nunca podemos escolher onde vamos locar uma obra. Portanto, é indispensável conhecer as limitações de cada tipo de solo a fim de dimensionar a fundação de uma obra, evitando problemas futuros de instabilidade, como recalques ou infiltrações.

Nesse sentido, a preparação do solo é o pontapé inicial de qualquer projeto de construção civil. Aqui é fundamental ter cautela e controle, pois o solo em questão será a base de toda uma obra. Não apenas isso, estudar e trabalhar bem os tipos de solo durante execução de um projeto pode evitar prováveis problemas e prejuízos. 

Para entender melhor, leia nosso artigo anterior sobre os tipos de solo e sua aplicabilidade na construção civil.

A limpeza do terreno

A preparação do citada acima é iniciada com a limpeza do terreno. Nessa etapa, é retirado materiais que possam atrapalhar a execução do projeto, tais como entulho, lixo e vegetação. A depender das dimensões da área, poderá ser realizada manualmente ou com auxílio de máquinas pesadas.

Retroescavadeira realizando limpeza em terreno
A limpeza pode ser realizada com ajuda de máquinas pesadas

É necessário observar, no entanto, se será preciso desmatar o terreno, pois é crucial a obtenção de licença ambiental para tanto. Nesse caso, as informações acerca da limpeza devem ser dadas pelos órgãos ambientais responsáveis. 

Sempre que possível, é ideal preservar a vegetação em volta da obra. Isto pode vir a valorizar a edificação e garantir melhor qualidade de vida para quem for usufruir deste espaço.

Seja como for, em muitos casos, essa limpeza é crucial no início da preparação do terreno e precisa ser feita antes mesmo do levantamento topográfico, já que a vegetação pode dificultar ou até mesmo impossibilitar a correta captação do local do projeto. 

Nós da GeoSensori, por exemplo, desenvolvemos um trabalho de levantamento prévio, para saber quais áreas tem o melhor potencial de aproveitamento antes de iniciar a limpeza, visando sempre reduzir o desperdício nos custos totais.

Colaboradores realizando levantamento em terreno com Sistema RTK
Um levantamento prévio auxilia no planejamento e previne desperdícios

Investigação geotécnica do solo

Após a limpeza do terreno e a topografia, é imprescindível fazer também a investigação geotécnica do solo. Essa investigação serve para que se conheça as camadas que estão abaixo da superfície, informação importante para projeto, tanto de terraplanagem quanto de cálculo estrutural, pois dessa forma é possível saber as dificuldades de escavação e como o solo reagirá aos esforços recebidos pela edificação.

O projeto realizado com informações incompletas ou imprecisas pode gerar prejuízos na fase de execução. E é através do conhecimento do solo que podemos determinar qual tipo de fundação será indicada para evitar danos ocorridos futuramente por conta de recalques ou infiltrações.

Prezar pela preparação do solo é enxergar além quando da realização de qualquer projeto, pois uma boa execução dessa etapa será responsável por reduzir o desperdício tanto de custos quanto de trabalho. Conhecer e preparar adequadamente o solo é fundamental para garantir a qualidade e longevidade de qualquer edificação, evitando contratempos e dores de cabeça durante e após a conclusão da obra.

Leia Mais

2 comentários em “A preparação do solo numa obra

  1. Pingback:Tipos de solo e suas aplicações na construção civil » GeoSensori

  2. Pingback:O que vem a ser recalque nas fundações? » GeoSensori

O que você achou desse post?