O RTK e suas aplicações

O RTK, ou Real Time Kinematic (Posicionamento Cinemático em Tempo Real), amplia as possibilidades da tecnologia de navegação por satélites, possibilitando reduzir para apenas alguns milímetros a margem de erro do GPS. Por meio do RTK algumas aplicações de engenharia, que exigem precisão das coordenadas obtidas em tempo real, tornam-se possíveis dispensando a necessidade do pós-processamento para obtenção de dados precisos. Anteriormente, tal levantamento somente poderia ser feito com o uso de instrumentos óticos.

O sistema que permite essa precisão subcentimétrica necessita de dois receptores GPS operando conjuntamente. O primeiro, chamado base, tem que permanecer estático em uma posição conhecida. A base calcula os parâmetros de correção várias vezes por segundo e envia os dados via rádio para o segundo receptor,  a que chamamos de Rover, dispositivo que faz a medição. O Rover recebe os parâmetros e os utiliza para corrigir sua própria posição naquele instante.

Resultado de imagem para rtk funcionamento
RTK possibilita maior precisão aos dados captados pelo GPS


Instrumento permite mais independência do profissional na captação dos pontos

A principal vantagem do RTK está no fato do posicionamento acontecer durante o manuseio do equipamento. Ao contrário da estação total, onde cada coleta de ponto necessita do trabalho coordenado pelo topógrafo e assistente para sua captação. Além disso o instrumento pode garantir mais independência do profissional na captação dos pontos, não sendo necessário sua presença próximo à base durante o levantamento.

Essas caracterísitcas do RTK o tornam especialmente atraente para ser utilizado conjuntamente com uma aeronave no levantamento fotogramétrico. As razões para isso são duas: Em primeiro lugar, na captação dos pontos de controle (https://www.geosensori.com.br/2019/04/25/pontos-de-controle-o-que-sao) necessários para aferir a qualidade de um levantamento e contornar imprecisões causadas pelo sistema simples de GPS embarcado na maior parte das aeronaves. Nesse cenário o RTK se destaca pela possibilidade de cadastrar pontos que não tenham contato visual entre si. Essa qualidade é especialmente valiosa em levantamentos de áreas grandes, com relevo muito acidentado, zonas urbanas ou quando há alguma cobertura vegetal na área a ser captada.

O segundo caso onde a técnica RTK pode ser imbatível se dá pela possibilidade desse sistema registrar a trajetória da aeronave utilizada na captação das imagens. Isso torna possível o conhecimento preciso da posição da câmera no momento da captação das imagens, possibilitando assim levantamentos precisos sem a necessidade do uso de pontos de controle.

No entanto, esse sistema não é completamente à prova de falhas. Pela própria característica do processo, algumas leituras imprecisas podem ser consideradas precisas, mesmo contendo algum erro (1 a 5% das medições). Os fabricantes de equipamentos têm trabalhado para reduzir a incidência desses casos, mas tal peculiaridade precisa ser dominada pelo topógrafo e agrimensor para poder garantir o resultado preciso de seus levantamentos.

O RTK é uma grande evolução em relação aos sistemas GPS convencionais, representando a possibilidade de muitas vezes substituir níveis e estações totais com larga vantagem. No entanto o seu pleno aproveitamento depende de um conhecimento técnico do seu operador e é preciso tomar cuidado além do que indicam os vendedores desses equipamentos.

Leia mais


2 comentários em “O RTK e suas aplicações

  1. Pingback:Comprovação da qualidade na fotogrametria com drones » GeoSensori

O que você achou desse post?