O que é ortofoto?

Também considerada um mapa fotográfico é obtida por meio de captação de imagens aéreas

Quanto mais precisa e completa for a informação, melhor ela será utilizada. É nesse cenário que a ortofoto vem ganhando a preferência dos projetistas mais exigentes que não se contentam mais com uma representação pouco detalhada de terreno para o qual o projeto se destina. A ortofoto ou ortomosaico, nada mais é do que uma fotografia aérea produzida em escala e livre de distorções. Essa fotografia possibilita realizar medições de distâncias e objetos nela identificáveis, em suas respectivas posições geográficas.

Ortofoto de ambiente urbano onde é possível visualizar vias de trânsito em cidade do interior de Pernambuco
Ortofotos são obtidas a partir de imagens aéreas / Foto : Geosensori

Com isso, elas também podem ser consideradas mapas fotográficos, com o diferencial de apresentar o objeto em si e não um elemento representativo como nos mapas tradicionais.

Tendo por base essas informações, já podemos delimitar o que diferencia a ortofoto de uma fotografia aérea comum: muito embora não chame muito nossa atenção nas fotografia cotidianas, as câmeras fotográficas convencionais sempre captam algumas variações de escala dos objetos da imagem, representando a realidade sempre com algum tipo de distorção. Somam-se a essa distorções os efeitos de perspectiva da inclinação da câmera no momento do clique, assim como os efeitos do relevo no solo.

Representação gráfica dos tipos de correção de distorções em fotografias
Tipos de correção de distorções em fotografias

As distorções causadas pelas lentes tendem a ser maiores nas lentes dos drones pelo seu tamanho reduzido. Naturalmente é mais difícil controlar as imperfeições dentro de um sistema de lentes compacto. O conjunto de lentes necessário para projetar a fotografia no sensor da máquina, sempre gera distorções difíceis de serem controladas durante a produção dessas pequenas lentes.

Felizmente, os softwares de fotogrametria modernos aprenderam a lidar com essas limitações e corrigir essas distorções de maneira quase automática. Embora ainda seja vital a habilidade e conhecimento de uma engenheiro cartográfico ou fotogrametrista na hora de se obter resultados repetíveis, confiáveis e com alta acurácia – melhor que 10cm – os softwares permitem que usuários amadores produzam imagens de grande apelo estético com apenas poucos cliques.

Esses programas específicos usam algoritmos avançados para identificar objetos presentes em mais de uma foto associado à pontos de coordenadas conhecidas (veja nosso artigo sobre pontos de controle) para unir dezenas, centenas ou até milhares de fotos em uma única ortofoto (ou mais precisamente, ortomosaico) retificada.

Demonstração de um mesmo objeto identificado em várias imagens
Identificação automática de objetos nas fotos

Obtenção e utilização

Para se obter uma ortofoto ou ortomosaico é necessário fazer imagens aéreas do local a ser trabalhado. Em grande parte dos levantamentos a captura é realizada por drones, que conseguem obter uma maior riqueza de detalhes em função de operarem mais próximos ao solo, além de oferecerem um custo mais acessível para pequenos projetos.

O serviço de captura também pode ser executado por aviões ou satélites. Essas tecnologias, no entanto, são mais utilizadas para gerar ortofotos de áreas significativamente maiores, por permitirem uma maior cobertura por foto. Em contrapartida, o custo inicial elevado, tende a inviabilizar pequenos projetos.

Para tanto, costuma-se realizar um processo básico: após a captura de imagens aéreas (feita por drones, por exemplo) em trechos lineares e com uma taxa de sobreposição que geralmente varia entre 60% e 80%, as fotos são transferidas para um software que as analisa buscando elementos em comum presentes nas fotos, os quais, costumeiramente, são marcações físicas implantadas previamente. Com isso, a partir de cálculos matemáticos para saber a posição exata de cada imagem, o programa reúne as fotografias, tal como um “quebra-cabeças”.

Para garantir a acurácia e a confiabilidade desse processo o software conta com algumas dicas fornecidas pelo profissional responsável pelo levantamento ao longo de todo o processo. Essas dicas vão desde o cadastramento de pontos de controle até o uso de técnicas de interpolação e segmentação de objetos. O maestro desse processo é quem chamamos de fotogrametrista. Esse profissional precisa ter conhecimento formal em cartografia quando se espera que o resultado final seja georreferenciado. É importante também que conheça as ferramentas de pós-processamento dos dados gerados pelo software de fotogrametria, e tenha experiência em variados tipos de terreno.

Um bom fotogrametrista deve conhecer além do software de fotogrametria de sua preferência, no mínimo, um programa de pós-processamentos de nuvem de pontos, um sistema SIG e CAD. Assim, será possível otimizar o resultado de seu processamento para a utilização do cliente.

Esta utilização pode ser feita de diversas formas: uma deles é na engenharia civil, onde é material de estudo e medições. Por possuir seus objetos em posição e escala reais, os projetistas e engenheiros costumam esboçar projetos sobre a ortofoto, pois detém uma verdadeira noção de como é o terreno. Caso exista algum obstáculo, ele pode ser facilmente identificado e contornado sem a necessidade de ir a campo.

Já na agricultura de precisão a ortofoto pode ser bastante utilizada para identificar deficiências na lavoura, que prejudica a produtividade do cultivo, como também, para acompanhar o desenvolvimento da mesma até seu estágio final. É possível, por exemplo, localizar áreas com ocorrência de pragas, falhas na plantação ou, até mesmo, plantas invasoras a tempo de eliminá-las sem prejuízo para a produtividade. 

Além disso, essa espécie de fotografia pode ter inúmeras outras possibilidades de utilização, como localização de nascentes, melhor lugar para se abrir uma estrada ou até mesmo o melhor terreno para determinado cultivo.

Não vamos parar por aí: a ortofoto continuamente tem se mostrado mais e mais vantajosa em diferentes áreas de atuação, pois é uma tecnologia que preza pela correta projeção da realidade no auxílio dos mais variados projetos. 

Dado a carência em relação à mapas precisos no Brasil, esta tecnologia acaba se tornando uma peça chave quando falamos em mapeamento, dentre tantas outras possibilidades de utilização das ortofotos ou ortomosaicos. Por isso, elas são geradas de forma natural durante o processo de trabalho da GeoSensori e está incluso em todos os serviços oferecidos por nossa empresa.

Saiba mais

Um comentário em “O que é ortofoto?

  1. Pingback:Levantamento topográfico tradicional x levantamento fotogramétrico »

O que você achou desse post?